14 EDIÇÕES DE SUCESSO

  • Publicado em: 10/02/2017 às 17:00   |   Imprimir

A primeira Expofeira aconteceu de 30/04/1991 a 08/05/1991, em meio a grandes dificuldades em todos os setores da economia, 85 expositores dos segmentos do agronegócio, comércio, indústria e serviços, transformaram a sede da Sociedade Recreativa e Cultural Buricá e ruas adjacentes em stands para divulgar e comercializar os produtos da região. A Expofeira, mesmo com limitações de infraestrutura foi um sucesso de público, pois visitaram a exposição cerca de 20.000 pessoas.

A consolidação da Expofeira como evento estadual aconteceu no ano de 1995, com a realização da quarta edição, que marcou a construção e inauguração do parque municipal de exposições, localizado na RS 342. Com a estrutura disponível, a Expofeira ganhou maior proporção, abrigando 180 expositores, que demonstraram seus produtores e serviços para mais de 40.000 visitantes. Neste ano aconteceu também a I Expoleite, prestigiando a pecuária da região. Outro aspecto a destacar com a inauguração do parque municipal de exposições foi a possibilidade de, a partir de então, serem realizados shows de expressão e renome nacionais.

Buscando acompanhar uma tendência de consumo e reconhecendo a característica das propriedades da região, na VII edição da Expofeira aconteceu a construção de um pavilhão dedicado à agricultura familiar e, conseqüentemente aconteceu o lançamento da 1ª Feira da Agroindústria Familiar Ecológica. Nesta edição o evento teve a participação de 200 expositores e a visitação de 57.000 pessoas.

A IX Expofeira agregou o Agronegócio ao seu nome, buscando a identificação com a região onde é realizada, a Região Noroeste, que é berço de muitas das grandes empresas ligadas ao agronegócio no país.

A X Expofeira realizada de 28 de abril a 06 de maio de 2007, foi mais uma feira de sucesso e de superação de expectativas, alcançando a participação de 334 expositores e 79 mil visitantes, contando com importantes melhorias de infra-estrutura e com a aquisição de uma área anexa, onde foram instalados o restaurante central da feira e a disposição e instalação dos expositores de máquinas e implementos agrícolas.

A XI Expofeira, realizada no período de 25 de abril a 03 de maio de 2009, ficou marcada pela grande presença de público, superando todas as anteriores, com mais de 350 expositores e 90 mil visitantes. Nesta edição foram feitos investimentos pesados na infra-estrutura, sendo realizada parte da cobertura da praça de alimentação e ampliação da área de expositores de máquinas e implementos agrícolas. Também foi viabilizada a entrada dos expositores pelos fundos do parque, no acesso junto ao CTG Tropeiros do Buricá.

A XII Expofeira, realizada de 30 de abril a 08 de maio de 2011, alcançou as expectativas de sua comissão organizadora. Em nove dias reuniu cerca de 80 mil visitantes e um volume de negócios superior a 20 milhões. Já na abertura da feira contaram com a presença do Governador Tarso Genro, os Deputados Federais Osmar Terra, Elvino Bohngass, Aloísio Classmann, o Deputado Estadual Danrlei Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio Luiz Fernando Mainardi, Secretário do Gabinete dos Prefeitos Afonso da Motta, e demais autoridades políticas e judiciárias. Desde o inicio, os rumos da feira apontavam para o caminho da superação, os demais resultados foram conquistados dia a dia.

A XIII Expofeira realizada de 27 de Abril a 05 de maio de 2013, foi reconhecida pela opinião pública, como o evento que proporcionou a maior diversidade de atrações (culturais, artísticos, esportivos, palestras/seminários entre outros) para o entretenimento, de expositores e produtos, bem como na difusão tecnológica e de conhecimento, desta forma cumprindo com a expectativa dos realizadores, apoiadores e patrocinadores de fazer das Expofeiras um evento que congregue a comunidade regional.

A XIV edição da Expofeira ocorreu de 25 de abril a 03 de maio de 2015, a qual reuniu cerca de 300 expositores e ofertou um diversificada grade de programação, eventos culturais, artísticos, esportivos, palestras/seminários e shows, proporcionando entretenimento e conhecimento para a comunidade. O público estimado nos nove dias de feira é de 60 mil visitantes.