Três de Maio RS

  • Publicado em: 13/02/2017 às 14:25   |   Imprimir

O município de Três de Maio foi emancipado em 15 de dezembro de 1954, através da Lei de Criação nº 2.526, tendo sua instalação efetiva no dia 28 de fevereiro de 1955. A agropecuária é a atividade mais tradicional do município. Com baixo índice de produtividade e industrialização, sendo esta produção primária destinada quase em sua totalidade à exportação.

A Área total cultivada no município é de 38.000 hectares, sendo os principais produtos cultivados: soja, trigo e o milho, tendo também outras culturas em escala menor, que servem para a subsistência do agricultor, tornando o município uma referenciam na instalação de empresas recebedoras destes produtos. Na pecuária: bovinos de leite, suínos, aves e ovinos. Os demais, embora existentes, ocorrem em menor quantidade.

 O município, além de sua vocação agropecuária, desenvolveu um parque industrial, onde se destacam nas áreas de lácteos, móveis, confecções, máquinas e implementos agrícolas, além de outras de menor participação.

O comércio local se caracteriza pela oferta de uma rede bem dimensionada atendendo as mais variadas áreas de comercialização de móveis, eletrodomésticos, vestuário, produtos agropecuários, alimentos e ampla oferta de prestadores de serviços.

Os setores educacionais é destaque na microrregião, sendo referência na formação profissional de ensino técnico a superior.

A saúde privada e pública é considerada polo na prestação de serviços clínicos e laboratoriais.