Agronegócio em evidência na XV Expofeira

  • Diversos eventos integram a programação da feira, como concursos leiteiro e morfológico, leilão de gado, premiação dos maiores vegetais e oficina de q

    Assunto: XV Expofeira  |   Publicado em: 30/04/2017 às 15:53   |   Imprimir

A XV Expofeira prossegue até o dia 7 de maio com diversas atividades ligadas à área do agronegócio. Na expodinâmica, por exemplo, há exposição de um silo para secagem de grãos que pode ser fabricado pelo próprio produtor, além de demonstrações ligadas à pecuária leiteira. “Na agricultura familiar são 22 agroindústrias da região Noroeste e até mesmo de outras regiões do Estado. Há, também, a premiação dos maiores vegetais e a oferta de oficinas de fermentados e degustação. Há, ainda, o setor dos pequenos animais”, explica Diorgenes Albring.

No dia 29 iniciou o torneio leiteiro, tendo entre os representantes a cabana que bateu o recorde nacional na categoria jovem da raça Jersey. “Isso mostra o nível dos animais que aqui estão. Na chegada dos animais até prospectávamos a quebra de recordes nacionais e estaduais de produção de leite da raça Jersey adulta. Apenas por questões climáticas isso não ocorrerá, mas ficaremos muito próximos. Quanto à raça holandesa, estamos com animais produzindo mais de 60 litros/dia em três ordenhas. Nosso torneio leiteiro é um dos mais importantes da região, pois tradicionalmente as campeãs da Expofeira também se tornam campeãs na Expointer. Isso mostra a competitividade e o valor dos amimais aqui presentes”, complementa Albring.

Também ocorre a aquisição de animais através de um leilão de gado leiteiro, às 10h do dia 3 de maio. “Na sequência, nos dias 5, 6 e 7, quem não quiser participar do leilão, ainda poderá adquirir os animais que estarão expostos para venda, tanto leiteiros quanto de corte. O encontro de todas as ações vai ocorrer também no dia 3, às 14h, na entrega da premiação de todos os concursos, momento em que mostraremos ao público as características e animais que foram os vencedores de cada uma das categorias”, conclui Albring.

 

PROGRAMAÇÃO RURAL

SEGUNDA-FEIRA - 1º de maio 
 8h às 17h - Concurso Morfológico da Raça Jersey - Pista de Julgamento
16h30min - Grande Campeonato da Raça Jersey - Pista de Julgamento

TERÇA-FEIRA - 02 de maio 
 8h às 17h - Concurso Morfológico da Raça Holandesa - Pista de Julgamento
9h às 16h - Seminário da Agroindústria Familiar: Diversidade e Renda - Restaurante Central
16h30min - Grande Campeonato da Raça Holandesa - Pista de Julgamento

QUARTA-FEIRA - 03 de maio 
 10h - Leilão de Gado Leiteiro - Raças Jersey e Holandesa - Pista de Julgamento
14h - Milk Break de Entrega da Premiação - Pista de Julgamento/Praça de Alimentação

QUINTA-FEIRA - 04 de maio 
 14h às 17h - Oficina de Fermentados + Degustação - Sede da Emater

SEXTA-FEIRA - 05 de maio 
 Oficina de Manejo de Ovinos - Junto à exposição de animais
14h30min - 6º Seminário do Agronegócio - Restaurante Central

SÁBADO - 06 de maio 
Oficina de Manejo de Ovinos - Junto à exposição de animais
14h às 16h - Oficina de Queijos + Degustação - Sede da Emater
16h - Premiação Maiores Vegetais - Pavilhão 3 (Agricultura Familiar)