Agroindústrias vão mostrar a força, a beleza e os sabores do campo

É no Pavilhão 3 do Parque de Exposições Germano Dockhorn que vão se concentrar boa parte das riquezas da nossa terra. O Pavilhão das Agroindústrias e Agricultura Familiar da Expofeira 2023 vai reunir 30 expositores, divididos em: agroindústrias de embutidos, agroindústrias de queijos; agroindústrias de polpas e sucos de frutas; vinícolas de vinhos e sucos de uva; agroindústrias de cachaças, licores e alambiques; agroindústrias de panificados; agroindústria de salgados a base de peixe; agroindústria de melado e rapadura; agroindústria de sal temperado e temperos; agroindústria de nozes pecan; verduras e legumes; e ainda, artesanato em madeira, em cuias, com pedras, artesanato rural de tapetes e trabalhos em tecidos; ervateira, produtos e medicamentos naturais, um guardião de sementes crioulas e produção de flores. Os expositores vêm de 18 municípios, de diversas regiões do Estado, sendo mais forte a presença da região Noroeste.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Anísia Trevisan, e a colaboradora Vaníria Kohls Pless informam que todas as agroindústrias são certificadas e estão inscritas no Programa Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), sendo estas agroindústrias familiares rurais, da mesma forma todos os artesanatos e demais produtos são da Agricultura Familiar.

“Grande parte destas famílias tem muito presente a sucessão rural, onde os pais são os donos da propriedade mas os filhos auxiliam na produção e até em alguns casos são os filhos os responsáveis pelas agroindústrias, que traz desenvolvimento, crescimento e renda neste setor. Podemos perceber que no decorrer dos anos, os pais vêm fazer a Feira, faz esse atendimento, enquanto os filhos ficam na produção”, comenta Vaníria.

É importante ressaltar que muitas famílias atendem a merenda escolar e outros mercados do município, e existe toda uma rotina que continua nas propriedades, nesse período.

CONCURSO DE LEGUMES
E, para valorizar a produção de alimentos e o trabalho das famílias, o Sindicato promove o Concurso de Legumes, no qual todos os produtores podem participar. Para isso, basta trazer o produto até o estande do STR no Pavilhão das Agroindústrias e Agricultura Familiar até o meio dia, de quarta-feira, 3 de maio.
O Concurso vai avaliar e premiar a Abóbora mais pesada, Batata doce e Raiz de mandioca mais pesadas. O vencedor recebe um troféu e um prêmio em dinheiro. No dia 3 de maio, às 14 horas será realizada a pesagem dos produtos e a revelação dos respectivos ganhadores e entrega da premiação.

Related Posts