A região Noroeste tem uma economia baseada no histórico de desenvolvimento do setor agrícola. Desde os colonizadores, o trabalho na terra tem sido a força que faz a economia girar, mesmo hoje com fortes indústrias, com amplo comércio e prestadores de serviços dos mais variados. O Dia de Campo do Agronegócio abre a programação da Expofeira 2023, dia 29 de abril, tendo em vista o impacto deste setor nos negócios e na economia. E, antes da Abertura Oficial da Feira, acontece a apresentação de pesquisas e tecnologias que surgem para contribuir ainda mais no campo, a partir das 9h.
O Espaço Agro é uma parceria entre a Setrem, Emater e as empresas Agrosol, Mais Agronegócios, Rural Mais e Tarumã. E, no Dia de Campo, todos os técnicos e especialistas das empresas parceiras estarão presentes, mostrando as novidades, resultados e aplicação real do conhecimento, na área experimental do Parque de Exposições Germano Dockhorn, um espaço especialmente dedicado a este fim.
Conforme explica a Coordenadora do Espaço Agro na Expofeira, Izabel Dalemolle, vai trazer novidades em cultivares diferenciadas, para atender ao público diverso do meio rural.
A SETREM apresentará a temática: “Ciência e sustentabilidade para altos rendimentos em soja sem custos adicionais”, dando ênfase ao arranjo de plantas e controle biológico de insetos-praga da cultura.
A Emater, terá no seu espaço os resultados da aplicação de Mix de Cobertura, que pode tornar o cultivo de culturas sucessoras muito mais vantajoso, já que as espécies utilizadas no mix apresentam diferentes hábitos de crescimento, exploração radicular, composição nutricional. Atualmente os estudos se concentram no Mix que é formado por nabo, milheto, trigo mourisco e aveia.
Quem visitar o espaço da Agrosol vai conhecer as novidades em manejo e fertilidade do solo e sobre nutrição de plantas. Já se sabe que a união desses aspectos provocam um aumento expressivo na produtividade das culturas e qualidade de alimentos e por isso é tema de estudos e melhorias para aqueles produtores que desejam obter melhores resultados.
A safrinha já se tornou um grande momento produtivo no interior do RS e os produtores estão investindo cada vez mais nessa janela produtiva. A empresa Mais Agronegócios vai compartilhar os benefícios da cultura do feijão, como mais uma opção para safrinha pós milho e algumas cultivares de soja que melhores se adaptam a safrinha. E, para quem está com dificuldades na produção de milho, vai poder conhecer os melhores cultivares tolerantes a cigarrinha.
A Rural Mais vai apostar nas novidades para uma das maiores commodities produzidas em solo gaúcho, com mais de 10 cultivares de soja que são pré-lançamento. Os produtores que desejam investir nas lavouras de trigo, a Rural Mais vai apresentar as espécies no estágio de alongamento para demonstrar os diferentes tratamentos de semente.
No espaço da Tarumã, os visitantes vão conhecer as novas cultivares para a safra de soja e poderão acompanhar orientações em cada etapa do manejo de produtos tanto para trigo como para a soja, contribuindo assim para melhor produtividade e resultados na produção agrícola.