O dia de hoje, 7 de maio, foi marcado por uma programação diversificada e enriquecedora na Expofeira 2025, reunindo conhecimento técnico, experiências práticas e atrações culturais que encantaram o público de todas as idades.
Pela manhã, a Nutrepampa, em parceria com a Associação Brasileira de Angus, promoveu a palestra Segredos da Pecuária Rentável, na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, na Expofeira.
O diretor de fomento na Associação Brasileira de Angus, Gabriel Barros e a coordenadora do programa Carne Certificada Angus no RS e SC, Daniella Quadros trouxeram os benefícios e oportunidades de melhorar a genética da carne produzida no interior do RS. A carne certificada resultante do cruzamento genético Angus em vacas leiteiras, conhecido como “Beef on Dairy”, é uma novidade no mercado que visa produzir carne premium de alta qualidade.

Simultaneamente, a Emater realizou uma oficina prática sobre plantas medicinais, promovendo o uso consciente e sustentável dos recursos naturais. A atividade destacou o potencial terapêutico das espécies nativas e cultivadas na região, além de estimular a valorização dos saberes populares.
À tarde, a Certhil trouxe ao público uma palestra técnica conduzida pelo engenheiro eletricista Giovane Schiavi. Com vasta experiência em projetos e coordenação de serviços elétricos, Schiavi alertou para os problemas mais comuns em instalações elétricas — como queima de equipamentos, variações de tensão, derretimento de cabos e falhas em disjuntores — enfatizando a importância do planejamento adequado para garantir segurança e eficiência nas propriedades rurais e urbanas.

O encerramento do dia foi ao som de muita música e energia. O 2º Encontro de Bateristas reuniu talentos locais e regionais em uma celebração à percussão, com participação do talentoso Leco Bertoldo, reunindo mais de 50 bateristas. Na sequência, os animados shows com Flávio Dalcin e Banda Ouro e Banda Corpo & Alma, que colocaram o público para dançar na Arena Sicredi.



A Expofeira segue até domingo, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento rural, a inovação e a valorização da cultura local.