Agricultores, extensionistas e lideranças participaram na segunda-feira (1º/05) de encontro técnico promovido na Casa da Emater/RS-Ascar, durante a Expofeira 2023, em Três de Maio. Na oportunidade, foi apresentada e celebrada a importância de políticas públicas locais, estaduais e federais executadas no meio rural do município pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Três de Maio, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Entre as lideranças presentes estiveram importantes parceiros da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), como o prefeito, Marcos Vinícius Benedetti Corso, o vice-prefeito, Josias Correa, o secretário municipal da Agricultura, Moacir Carvalho, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Anísia Trevisan, o presidente da Expofeira 2023, José Henrique Weber, e a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto.
O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Leonardo Rustik, acompanhado dos demais extensionistas, destacou algumas das políticas públicas em execução no município ao longo de 2023. Entre elas, o Programa Avançar Açudes, resultantes de convênio entre Prefeituras e Governo do Estado, com a participação da Emater/RS-Ascar no assessoramento técnico. Com o Programa, 12 agricultores atingidos pela estiagem devem ser beneficiados com a escavação de açudes em suas propriedades para posterior aproveitamento para irrigação e dessedentação animal.
Extensionistas da Emater/RS-Ascar também elaboraram projetos do Programa Avançar Feaper, do Governo do Estado, para atender necessidades como equipamentos diversos para as propriedades, de modo especial para a produção de olerícolas, equipamentos para agroindústrias, açudes para piscicultura, adequação em benfeitorias, entre outros.
O café colonial, servido ao final do evento com produtos produzidos em Três de Maio, enalteceu a diversidade e a qualidade de produtos de agroindústrias e de produtores locais. Nove agroindústrias são formalizadas e atendidas por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), do Governo do Estado.
Texto: Deise Fröelich – Assessoria da Emater.
Crédito foto: Ana Machado